sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Já foi tempo em que a internet era um local para encontrar gente interessante e inteligente. Podem me chamar de elitista, porque sei que sou em muitos aspectos mesmo, mas essa tal inclusão digital acabou com o ambiente que tinhamos na web.

Vivíamos numa espécie de Europa virtual. Pra começar, quem não sabia falar mais ou menos o inglês se ferrava, porque a maioria dos sites não era traduzido. A conexão era lenta e cara, mas selecionada. Pelo menos quando ligávamos o computador não eramos terceiro-mundistas, não tinhamos que conviver com toda a ignorância e estupidez que nos cerca diariamente, em vários lugares.

Hoje em dia tudo mudou. Com R$2,00 compra-se 1 hora de internet numa lan house qualquer. Foi o que bastou para que realizássemos a exportação da favelização para a vida online. Me entenda melhor quem pensa que estou falando mal de quem é "pobre", afinal, quem é brasileiro e não é político ou herdeiro que não o é? Estou falando é de gente ignorante, burra, tacanha, de qualquer classe social.

Quando era caro tinhamos que usar esse tempo que valia ouro de maneira ponderada. Quem entrava na net queria ler bons textos, conhecer pessoas legais, descobrir lugares do mundo. Ninguém tinha tempo para criar comunidade "Eu odeio isso ou aquilo", para passar a tarde xingando os outros ou provocando espasmos no interlocutor com as besteiras que diz, só para se "divertir" do outro lado da tela.

A Gringolândia em peso (entenda-se por isto tudo que não for do Patropi) debandou do orkut. Usam Facebook, My Space, o escambau mas recusam-se a perambular peleas vielas cheias de barracos e valões que a brasileirada transformou o site de relacionamentos criado pelo turco que trabalha no Google.

Será que no final das contas é a nossa sociedade que é assim? Criamos uma cultura tão auto-destrutiva que viramos um buraco negro que suga tudo o que presta para uma espécie de emissário submarino sem prévio tratamento?

A única coisa que eu sei é que adoro banda larga, horas ilimitadas de acesso e a acessibilidade do meu futuro Blackberry(assim que minha operadora entregar o tal aparelho que já foi prometido há duas semanas), mas penso que tudo isso seria muito mais aproveitável se não tivessemos erguido tantos barracos pela internet afora, com direito a Comando Vermelho virtual, arrastão, flanelinha e o escambau.

Um comentário:

Marcella disse...

Adorei! Disse tudo!

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias