quarta-feira, 17 de junho de 2009

Vou começar este post com uma confissão: sim, eu já usei e constantemente uso script. Não falo isso só pra causar alvoroço, mas pra dispensar desde a primeira frase o "mimimi" que possivelmente começaria por causa do que vou dizer abaixo. Sendo assim, poupe seus dedos de acusar, bancar vestal ou me chamar de irrelevante. Não me importo em ser relevante para quem até (.....) (complete na linha pontilhada) segundos atrás eu nem sabia que existia.

Superado o busílis e guardadas as carapuças, vamos falar de script para aumentar seguidores no Twitter. Existem maneiras diferentes de utiliza-lo e admitir seu uso.

Muita gente prefere a via simplória de adicionar perfis gringos com muitos seguidores "follow back"(que seguem de volta automaticamente). Esses conseguem catapultar-se de mil, mil e poucos seguidores para mais de 10 mil em coisa de uma semana.

Conseguem um número expressivo de seguidores, aparecem bem nos rankings, mas tem pouca ou nenhuma capacidade de interatividade com eles, já que a maioria ou é fantasma ou não fala o mesmo idioma.

É um crescimento vazio. Temos tanta gente que cresceu assim e não vi nenhum deles ser entrevistado ou aparecer mais do que no ranking propriamente dito, menos ainda ser levado muito a sério.

Outros, como é o meu caso (posso falar por mim, é lógico), escolhem usuários às vezes até com menos seguidores que o próprio, mas que tem um perfil parecido com o seu. Quer dizer, vai em alguém que fala sobre cinema, piscicultura,mambo, maçonaria, crítica social, política, etc e identifica ali pessoas com as quais pode ter algo em comum. Adiciona-as e passa a interagir com elas.

É um trabalho mais meticuloso, porque envolve "limpar" a lista de pessoas que segue de perfis de empresas, sites, fakes, gringos, etc. Você gasta tempo, dedo, mas vale a pena, porque termina conhecendo um monte de pessoas que jamais conheceria caso não houvesse adicionado todos aqueles perfis.

É mais ou menos como anunciar na TV, você escolhe um horário e um programa onde provavelmente estará ligado seu público alvo, massifica a mensagem e fica aguardando que seu consumidor vá até você. No fim, a escolha é dele, você apenas se pôs em disponibilidade.

Considero o uso do script desta maneira como racional. Quem não é famoso, quem não participa da elite da Blogaria, quem não tem acesso a outras pessoas pelos métodos já tradicionais da internet, vai atrás de quem possivelmente tenha algo em comum consigo.

Já conheci, interagi e aprendi muito com pessoas que jamais conheceria caso não tivesse usado o recurso, conseguido vários followers e passado a conviver diariamente com eles. O que os levaria a me conhecer caso não fosse isso?

Então ajudou sim. Mas se muitos ficam mesmo depois de passarem a me conhecer, aí é mérito meu.

Eu pelo menos não finjo que sou alguém "importante". Tenho as minhas verdades, mas elas não são necessariamente a verdade. E por maior que seja o blogueiro, colunista virtual, celebridade cibernética ou qualquer outro termo que os "in" quiserem utilizar, mais de 90% da população do Brasil com certeza não sabe quem eles são.

Então vamos parar com esse negócio de "eu sou o cara", porque isso tudo aqui é tão importante para a maior parte do mundo quanto o campeonato tibetano de xadrez.

Utilizar script de forma direcionada é estratégia, mas para quem não sabe faze-la ou não tem disposição para tal, soa como "trapaça". Se for assim, a Coca-Cola, as montadoras de automóveis ou lojas de roupa deveriam colocar um "homem sanduíche" na esquina, berrando seu nome e pronto. Pra que focar um público? Pra que investir em meios de atingir cada vez mais pessoas?

Ninguém tem culpa se um ou outro precisou fazer 200 listas sobre "O que fazer com seu blog", "O que não escrever no Twitter", "Como ser um internauta relevante" ou ainda "1001 maneiras de instalar uma placa de vídeo", enquanto a @Aliastes (ex @Twittess), por exemplo, só precisou escolher seu público alvo, adicionar em massa e passar a interagir com milhares de pessoas, crescer, aparecer e terminar dando entrevista até para a Playboy.

Eu sei que pode ser revoltante para uma pessoa saber que viajou do Rio a São Paulo de charrete, enquanto outra foi de avião, mas isso não configura necessariamente "trapaça". É estratégia, é atalho sim, é uma ferramenta e principalmente, é algo fora do que o "mainstream da aldeia" prega para os outros fazerem.

Digo isso porque vários deles se aproveitaram de bugs no sistema de blogs para inflar visitas (algo muito mais trapaceiro do que adicionar pessoas que provavelmente terão algo em comum com você), fazem auto-promoção descarada, tomam atalhos e também usam scripts para o Twitter, mas condenam quem faz igual.

A diferença é que usam e depois fingem que não. Usam e depois dizem que era "só de brincadeira". Usam e depois fazem de conta que não usaram. Exemplos são fartos, como a @rosana e o @interney que estão aí para provar o que eu digo.

Mas estes são blogueiros, estes são "professores", estes são relevantemente "antigos" e com história, resumindo: eles podem.

Como disse no texto que escrevi sobre a revolta em torno da Tessália, isso nada mais é do que defesa de interesse, reserva de mercado ou simplesmente, mijar para marcar território.

É muito abuso alguém que não "ralou" na Blogaria ser seguido por milhares de pessoas, ter suas opiniões ouvidas e até aparecer aqui e ali.

Sugiro a estas pessoas que tomem uma charrete ou entrem numa canoa na próxima vez que tiverem que viajar.

Sugiro também que removam todos os banners que lhes rendem um dinheirinho de seus sites. Vão para a rua! Vão distribuir panfleto no sinal! Ficar de bunda sentada na internet, cagando regra e ainda ganhando por isso é desonesto com as pessoas que passam o dia no sol trabalhando para as imobiliárias, compradores de ouro e casas de prostituição.

Existe lógica nisso? Não. Mas vai explicar certas coisas para quem, até mesmo por causa do tipo de serviço que estão acostumados a utilizar, o Blog, só está acostumado a promover monólogos.

Não conheço paradigma que seja rompido sem gritaria, sem esperneio e não seria diferente no caso do Twitter. É um universo novo, ainda que habitado mais ou menos pelos mesmos personagens que já utilizaram Blog, Orkut e alguns até o chat do UOL.

Ninguém gosta de admitir que foi superado de certa forma, afinal, é mais fácil explicar que a Tessália fez mais sucesso que os cagadores de regras no fato dela usar script, dela ser bonita, dela ser isso, aquilo, do que simplesmente por ela ter se adequado e entendido melhor o funcionamento do Twitter do que a maioria dos PhDs que a fustigam.
No final, é como a velha piada do português que inventou o limpador de para-brisas, mas o japonês aperfeiçoou e colocou-o do lado de fora do vidro. A diferença é que funciona.

15 comentários:

Unknown disse...

Depois eu me apaixono pelas pessoas e eu sou a frívola.

// mudando de assunto //

Sim sim! Estratégia, você falou tudo!! E da maneira que vc usa é mais limpa do que Blogueiros que inflam seu seguidores por ficar falando mal dos outros.... :*

@Twittess disse...

Hahaha
Perfeito ;)

Supertramps Blogger! disse...

Depois disso fiquei até na vontade de saber qual o script.

Renata disse...

SAUDADES. Essa é a melhor palavra pra definir o que eu sinto quando penso na palavra "Internet". Saudades do tempo em que era discada, que não se perdia tanto tempo com ela, porque não tínhamos. Saudades da internet elitizada mesmo.
Reconheço as vantagens - e o privilégio - de ter acesso ilimitado às suas "insanidades", e não dispenso meu Velox por nada no mundo, mas sei que estou prestes a mudar a palavra, de "saudades" pra "esculhambação".

Aliás, já que estou aqui mesmo, vale a pergunta: pra que serve o Twitter heim? Estou naquela porcaria há alguns meses e nem sei usar direito, até esqueço login/senha quando vou acessar, uma vez por mês... Será que estou ficando muito velha pra Web 2.0?
Peraí, mudo a pergunta: VALE A PENA DESCOBRIR PARA QUE O TWITTER SERVE??

Jack Daniels da Silva disse...

Pra mim a Tessália é o protótipo da mulher perfeita. Intelectual, geek, super comunicativa, desenrolada e sem falar que é linda (Vô). Pra declará-la perfeita resta saber os detalhes da convivência.
Lamento a retaliação sofrida por ela devido sua fama.

@unidadelivre

Guilherme Toscano disse...

Não entendi uma coisa em seu argumento, se as pessoas que foram adicionadas via script são de seu interesse por que não continua a seguir todas elas?

E não venha me dizer que é inviável, se elas tem tanto em comum com você, você se esforçaria para segui-las.

mvsmotta disse...

Guilherme, são pessoas que acompanham alguém que tem os mesmos interesses que eu, logo tem mais chances de conectar-se com o que eu tenho a dizer.

Penso que você não compreendeu bem o meu argumento.

Um abraço.

Unknown disse...

Cara, você tá querendo criar uma situação que não existe. Essa coisa de Blogueiros x Twitters é da sua cabeça irmão.

A @aliastes está nesse momento seguindo 2300 pessoas. Concorde comigo que é impossível seguir os twits desse tanto de gente. Scripts são patéticos e servem apenas para enganar os manés que acham que estão mesmo sendo seguidos por pessoas que tem muitos seguidores.

E também, não existe blogueiro ditando regra, eu mesmo zombei da @rosana e @interney quando estavam usando script.

O que me deixa tranquilo é ver que para você, sucesso é dar entrevista pra Playboy. A Mulher Melancia conseguiu bem mais que isso.

Mas estou aqui comentando porque chega a doer de tanta vergonha alheia das pessoas que usam script.

mvsmotta disse...

Caro Rafael,

Vc tb não compreendeu o que eu disse e,na ansia de atacar e generalizar,acabou se confundindo todo.

Primeiro,eu não inventei rivalidade entre blogueiros e twitteiros,mesmo porque muita gente é as duas coisas,o que identifiquei(e não inventei)é uma perseguição por parte de blogueiros que vivem de jabá contra usuários do Twitter que possuem mais seguidores do que eles,e isso é fato.Curiosamente,estes fazem vista grossa pros outros blogueiros famosinhos que tb usam script e só atacam os "outros".

A outra confusão que vc fez foi quanto a minha idéia de sucesso ser sair na Playboy.Primeiro,porque a "Mulher Melancia" saiu nua e a Twittess deu uma entrevista,é be€ diferente,a menos que vc compare a "Enfermeira do Funk" ao Chico Buarque,que tb já deu entrevista pra Playboy,que aliás é conhecida por suas excelentes entrevistas.

Sugiro que vc leia mais essa seção,depois de se divertir nas páginas centrais,como parece ser o seu caso.

Depois,mesmo que fosse uma revista ruim,não vi blogosteiro chorão dar entrevista lá,então...

Finalizo aconselhando-o a guardar sua vergonha para si,pelo que pude ler do que disse,vc tem excelente uso para fazer dela.

Um abraço!

Unknown disse...

Identificou? hahaha

Mas está bem, retenha-se ao seu mundinho de fantasia e scripts e seja feliz. :)

Unknown disse...

Meu querido(desculpe a intimidade),você tem razão em tudo que diz.O que falta nas pessoas eu acho,é personalidade.Tenho um space,que não chega a ser um grande e maravilhoso blog.Mas nele comento coisas que gosto e que não gosto,mais como forma de dividir e fazer pensar do que de agredir.Sou pouco visitada,mas não vou me matar só pra que entrem,aumentem meu contador de visitas e nunca mais voltem.Quem gostar fico feliz,quem não gostar sempre quis que me contrariassem,pois seria uma forma de interagir.Assim é no twitter também..Como disse outra pessoa,nem sei se estou usando certo.Mas me interesso em saber da opinião de alguns,outros...nem quero saber.Você é um homem inteligente,raça rara,que estarei sempre lendo e comentando de agora em diante.Um abraço!

Anônimo disse...

Não adianta amigo @mvsmotta .... Era o msmo que estourar uma fossa de merda e alem do mais a mola não tem culpa de nada!
@araujomia

Anabelland disse...

No hablo portugués, así que tuve que valerme de un traductor para poder leerte, parece que el de Google es bueno, porque creo que me quedaron claras tus ideas. Y muy de acuerdo con tú ultimo escrito (el único que leí).

Muy buen blog. Excelentes fotografías y, lástima que no pueda entender del todo tus poemas, no quise traducirlos ya que jamás el traductor me diría lo que sentiste al escribirlos.

Reitero mi agradecimiento por tu solidaridad para con nosotros, los venezolanos.

Saludos y un fuerte abrazo.

Ana.

Unknown disse...

Só hoje li esse post que continua muito atual e em muitas coisas concordo com ele.
Sigo o @mvsmotta no twitter e sigo também alguns desses que chamo "deuses da blogosfera" tamanho o desejo que eles têm de serem donos da verdade(não incluo o @interney nessa categoria).
Existe mesmo uma animosidade manifesta contra a @twittess e não acho que aqueles que a criticam sejam melhores ou piores do que ela. Acho que é apenas mais um subterfúgio para aparecer e concorrer em listas de "melhores" qualquer coisa.
Existe patrulhamento e censura na blogosfera. Simples assim.

Lorde Croowel disse...

Falou tudo cara!

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias